segunda-feira, 4 de abril de 2011

Hoje EU NÃO VOU RECLAMAR...

Caro leitor, o ano de 2011 iniciou-se a todo vapor, não é verdade? Isso demonstra que ele será repleto de oportunidades para novos negócios, novas parcerias que farão surgir novos empregos e mais renda.

Enfim, será um ano propício para geração de mais riquezas. Esse forte recomeçar com o mercado aquecido resulta em uma onda de otimismo que faz com que as empresas invistam mais intensamente em seus negócios, não estou certo? Errado. Infelizmente, esse não é o cenário que estou me deparando dentro dessas instituições.

O que vejo são empresários desmotivados, reclamando muito. Reclamando dos impostos, dos preços altos das matérias-primas.

Reclamando do faturamento, dos funcionários, dos fornecedores e até mesmo dos clientes, pasme. O pessimismo parece que está generalizado. A falta de esperança então, nem se fale. Um fato em toda essa história é verdadeiro: quando não conseguimos enxergar de fora uma certa situação, tudo se torna mais difícil e a única saída é a de reclamar.

A reclamação é como uma erva daninha que se inflitra sorrateiramente em nosso dia a dia. Algo tão destrutivo que gera um círculo vicioso capaz de destruir nossas relações sociais e castrar nossa capacidade de inovar e criar. Por esse motivo, mais do que depressa, precisamos extirpá-la de nossas vidas.

Não estou aqui querendo dizer que todo o céu é azul e que não existem problemas por aí afora; muito pelo contrário. Precisamos encarar esses problemas para somente depois exterminá-los. O antídoto para isso é confiar mais nas pessoas, nas empresas, no mercado, nos relacionamentos, em você mesmo e, principalmente em Deus e sem delongas, colocar a mão na massa. Reclamar toma muito tempo e contamina as demais pessoas ao seu redor.

Pense logo no início de seu dia: Hoje eu não vou reclamar; vou sim trabalhar, buscar nas adversidades novas oportunidades. Encarar o mundo de forma diferente, apostar que o copo está com sua metade cheia e não vazia. Em paralelo, devo também desenvolver mais a arte de observar e consequentemente falar, julgar e reclamar menos.

Saiba de uma coisa: As palavras proferidas por nossas bocas são verdadeiras sementes prontas para germinar, por isso, ao lançá-las em qualquer terreno, tenha certeza que você estará plantando algo bom para você, sua família, seus funcionários, seus clientes; enfim: para o seu próximo.

Então, convido você a repetir comigo: Hoje eu não vou reclamar.

Deus nos abrançoe. Edson Massola Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário