terça-feira, 29 de março de 2011

Planejamento Estratégico e Cadeia de Valor

Rogério Fernando dos Santos Cardoso

Outro dia, escutei o proprietário de uma pequena empresa reclamar que seu negócio não “andava como uma bateria de escola de samba”, mas que este era seu sonho. Em tempos de carnaval, essa foi uma boa referência para o que ele desejava.

O “andar como uma bateria de escola de samba”, desejado pelo empreendedor era que todos dentro de sua organização tivessem o mesmo ritmo, e desejassem que o resultado final do conjunto fosse nota 10 ao encerrar o mês.

Este é um desafio de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande: Fazer com que todos os colaboradores, tenham em suas atitudes, uma busca pela perfeita sintonia do negócio.

A verdade é que em muitas organizações os colaboradores não estão preocupados com o conjunto, mas sim consigo mesmo ou no máximo com seu departamento. Em alguns casos a culpa é deles, mas na maioria das vezes não.

Já pensaram se o instrumentista do reco reco, ou agogô não se preocupassem com o do tambor ou pandeiro, se não dessem atenção ao mestre de bateria? Eles até poderiam tocar maravilhosamente bem, mas se não estivessem em harmonia e no mesmo ritmo, a nota final dos jurados seria baixa ou medíocre.

Vale ressaltar, que a palavra negócio, deve trazer a amplitude do que a empresa se propõe a fazer de forma ampla e não somente aos produtos que se comercializa. Negócio é o que eu ofereço de bem a sociedade e aos consumidores numa visão geral, já produto é simplesmente um bem tangível e material, que posso encontrar em qualquer lugar.

A tarefa árdua de um gestor passa obrigatoriamente por vencer este desafio. Alinhar todos dentro de uma organização na busca por resultados, sem desprezar os valores, políticas, e a visão de futuro.

Nosso amigo da empresa citada deveria iniciar seu trabalho de harmonia praticando regras simples dentro da organização:

- Todos dentro da empresa conhecem a missão, visão e valores?
- Todos, de alguma forma, participam sugerindo mudanças e melhorias para que se alcance as metas oriundas da missão, visão e valores?
- Cada pessoa, departamento, setor, atividade, dentro da empresa sabe o quanto ela contribui para o negócio? Ou somente se acham cumpridores de uma tarefa pontual e não conseguem enxergar sua contribuição no todo?

Não que estes passos acima esgotem o assunto para o nosso amigo, mas através disto há uma grande oportunidade de alinhar o que se deseja (Planejamento Estratégico) com as atividades da organização (Cadeia de Valor).

Numa Cadeia de Valor, bem mapeada, alinhada a efetiva realidade da empresa, pode-se observar o papel de cada um no negócio. Dar essa visão aos colaboradores ajuda significativamente a compreender sua contribuição e com isso trabalhar no mesmo ritmo de toda empresa.

Se o trabalho está ruim para um departamento, obviamente afetará de alguma forma outro e por sua vez, em determinado momento, isso será perceptível ao cliente.

O alinhamento e disseminação do Planejamento Estratégico para toda Cadeia de Valor, é uma ação necessária para que todos dentro da empresa “toquem no mesmo ritmo” o negócio.

Forte abraço,
Gestão com Valor!
Rogério F. S. Cardoso

Um comentário:

  1. O difícil é convencer principalmente pequenos comerciantes a mudar a sua postura.A maioria se acha um 'Rei', "Eu é que sei como se faz, você vai fazer do jeito que eu mandei!" não aceitam novas ideias, nem mesmo ouvem o que um colaborador diz.

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