quinta-feira, 10 de março de 2011

O que uma simples pescaria pode nos ensinar?

Caro leitor, nessas últimas férias fui pescar com o meu pai. Conversei com ele, descansei e peguei vários peixes; e isso não é conversa de pescador não!

Nesse dia, observando o meio ambiente em detalhes, pude constar que há uma forte semelhança entre uma pescaria e o mercado empresarial. Quer ver só?

Em um mercado competitivo (a lagoa), podemos notar que estamos cercados de diversos concorrentes (outros pescadores) oferecendo produtos e serviços (iscas, rações de peixes), muitas vezes similares aos nossos.

Esses concorrentes são experientes e até mesmo mais antigos no mercado do que nós. Os clientes (peixes) de diversos perfis tem a liberdade para escolher os que considerarem melhores. Em via de regra, serão escolhidos aqueles que lhes oferecerem mais por um preço justo.

Para literalmente fisgá-los, será necessário um conhecimento prévio de seus hábitos, pois para cada tipo de cliente (peixe) é exigido um determinado tipo de produto/ serviço (isca), como também uma estratégia específica (linha,anzol) para abocanhar o mercado.

Encontrar o produto/serviço certo para o cliente  certo é um grande desafio e exigirá de nós (pescadores) muita habilidade e disposição diante dos diversos obstáculos impostos pelo mercado (sol, chuva, vegetação, fome, sede, animais peçonhentos e obviamente muita paciência).

Nesse contexto, o local escolhido se torna importante para o sucesso, pois deverá ser o lugar onde os produtos e serviços estarão expostos à espera dos clientes.

Diferenciação e comunicação nos colocarão em evidência perante os nossos concorrentes, pois todos os clientes de hoje exigem frequentes inovações nos produtos (novas iscas), pois a oferta é grande e eles enjoam com facilidade, exigindo das empresas muita sensibilidade para atender a esses novos apelos.

Uma coisa é certa: é preciso trabalhar sob segmentação de mercado onde foco é questão de sobrevivência. Por isso, caro leitor, saiba quem é o seu cliente e invista nele, somente nele.

Arriscar em clientes e mercados que você não conhece demandará tempo, dinheiro e trará para você grandes enroscos.

E para terminar, uma última observação: nas vitórias, não deixe de comemorar, mas comemore em tom baixo, pois senão os concorrentes literalmente virão sentar-se a seu lado e acabarão por perguntar sobre as iscas que você está utilizando.

Isso realmente acontece, pois aconteceu comigo! .

Edson Massola Jr.
Professor e Consultor em Gestão Empresarial

( * ) Autoriza-se a reprodução deste texto desde que sejam mantidos a sua integridade, a menção ao autor e comunicada previamente a sua utilização através do e-mail: edson.massola@yahoo.com.br

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